14 agosto 2025
GRS Assessoria Contábil
Equipes mais alinhadas e clientes mais satisfeitos – Transforme sua contabilidade com o poder do feedback!
A cultura do feedback na contabilidade é uma ferramenta valiosa para promover a melhoria contínua e o crescimento profissional. No entanto, implantá-la de forma eficaz exige equilíbrio organizacional diante dos desafios e variáveis que impactam o dia a dia do negócio.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a cultura do feedback e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
1. O que é cultura do feedback?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “A cultura de feedback é fundamentalmente a criação de um ambiente seguro e saudável para conversas entre líderes e colaboradores.
O termo “feedback”, em português, significa “dar retorno” ou “reação sobre algum acontecimento” e é uma ferramenta de comunicação essencial.
Tanto na vida pessoal quanto profissional, muitas vezes as pessoas tendem a guardar suas opiniões para si mesmas, perdendo oportunidades de contribuir para o crescimento dos colegas de trabalho.
A cultura do feedback incentiva a expressão de opiniões, sejam elas positivas ou negativas, permitindo assim a disseminação de boas práticas e a correção de erros potenciais.”
2. Como a cultura do feedback funciona?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Essa cultura consiste em promover e incentivar feedbacks dentro da empresa. Para isso, pode-se organizar reuniões semanais que foquem na troca de opiniões ou até mesmo criar uma caixa de sugestões para que os funcionários deixem suas manifestações.
Com essas opiniões expostas, é recomendável que se elaborem planos de ações e reversão dos feedbacks negativos, bem como a promoção daqueles que forem positivos.”
3. Pontos-chave sobre o feedback que valem a pena conhecer:
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:
“Aumento da rentabilidade e resultados superiores: Ao recebermos feedback, podemos identificar rapidamente áreas onde não estamos performando tão bem. Isso nos permite ajustar nossos processos, tornando-os mais eficientes. Como resultado, a empresa consegue economizar dinheiro e alcançar resultados financeiros mais positivos.
Estimular cooperação: Quando trocamos feedback, estamos incentivando um ambiente onde todos se sentem à vontade para compartilhar ideias. Isso faz com que a equipe trabalhe melhor em conjunto, encontrando soluções para os problemas.
Comunicação transparente: A prática regular de feedback promove uma cultura onde todos se sentem confortáveis para expressar suas opiniões. Desse modo, abre portas para um ambiente de confiança onde as preocupações podem ser abordadas de frente e sugestões podem ser consideradas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Crescimento pessoal: Quando recebemos feedback, estamos obtendo insights valiosos sobre o nosso desempenho. Isso nos ajuda a identificar áreas onde podemos melhorar e também reconhecer nossos pontos fortes. Nesse sentido, podemos crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente, o que é fundamental para o sucesso a longo prazo.
Incentivo: O feedback não apenas reconhece o esforço dos funcionários, mas também os inspira a continuarem se esforçando. Ao sentir que seu trabalho é valorizado e que estão contribuindo para o sucesso da empresa, os colaboradores ficam mais motivados a darem o seu melhor, o que é essencial para o crescimento e prosperidade do negócio.”
Fonte: Jornal Contábil